Durante o preenchimento de uma ficha cadastral ou de inscrição é comum que apareçam dúvidas sobre o significado da palavra Logradouro. Em termos gerais ela significa o nome da rua, avenida, praça etc. Exemplo: Duque de Caxias. Também pode ser encontrado pela abreviação: Logr.
A diferença entre logradouro e endereço é que logradouro é apenas uma área (rua, avenida, parque, praça) que pode ser desfrutada por várias pessoas e haver várias residências. Para que se consiga definir o local exato de uma residência são necessários 4 atributos:
Os 4 atributos compõe o endereço completo de uma residência ou prédio comercial: Rua Duque de Caxias, 150 - Loja 12
Caso não exista o campo específico para cada parte do endereço você pode juntar 2 ou mais partes do endereço num mesmo campo. Exemplo:
Desde modo será sempre possível encontrar uma residência dentro de um logradouro.
Logradouro é qualquer espaço que pode ser usufruído por um conjunto de pessoas. Nesta definição se encaixa muito bem o exemplo da rua, porém num espaço tão grande podem morar centenas ou milhares de pessoas, para que se consiga especificar uma habitação é preciso que se defina um número, por exemplo 130, mas ainda assim muitas pessoas podem compartilhar a mesma habitação como no caso dos edifícios, então é necessário que se defina um complemento, exemplo: Apto 130.
Exitem vários tipos de logradouros, os mais comuns são sem dúvida ruas e avenidas, porém existem vários outros tipos como os exemplos abaixo:
Aeroporto, alameda, área, campo, chácara, colônia, condomínio, conjunto, distrito, esplanada, estação, estrada, favela, fazenda, feira, jardim, ladeira, lago, lagoa, largo, loteamento, morro, núcleo, parque, passarela, pátio, praça, quadra, recanto, residencial, rodovia, setor, sítio, travessa, trecho, trevo, vale, vereda, via, viaduto, viela, vila.
A cidade de São Paulo/SP possue mais de 65.000 logradouros, neste número não estão contabilizadas as ruas que já existem porém ainda não foram publicadas no Diário Oficial do Município de São Paulo através de um decreto, pois só assim passam a existir oficinalmente. Algumas publicações especializadas contabilizam mais de 110.000 logradouros em São Paulo.
O primeiro logradouro da cidade de São Paulo/SP foi o Pátio do Colégio, foi uma edificação construída pelos padres Jezuítas com o objetivo de catequizar crianças, em torno deste prédio nasceu uma cidade.
Logradouro é um campo obrigatório em formulários de cadastro, no Brasil existe um padrão para o sistema de endereçamento postal. Quando se deseja que um documento chegue em um destino partindo de qualquer lugar do Brasil, o padrão de endereçameto abaixo deve ser usado.
De acordo com o dicionário Aurélio o significado de Logradouro é:
1 - Coisa usufruída ou gozada.
2 - Terreno ou espaço anexo a uma habitação, usado para serventia ou com outras funcionalidades.
3 - Espaço público comum que pode ser usufruído por toda a população.
4 - Campo de pastagem comum ou público.
5 - LOGRADOIRO
Muito além do uso em formulários, Logradouro é uma palavra da língua portuguesa derivada do Latim LUCRARI, que significa "ganhar, desfrutar, obter", também deriva de LOGRAR com o significado de "desfrutar, saborear, obter o desejado, local onde os animais são alimentados". Era uma área para aproveitamento da população.